A Física é uma Disciplina que permite elaborar modelos de evolução cósmica , investigar os mistérios do mundo submicroscópico , das partículas que compõem a matéria , ao mesmo tempo que permite desenvolver novas fontes de energia e criar novos materiais, produtos e tecnologias . Incorporado à cultura e integrado como instrumento tecnológico, esse conhecimento tornou-se indispensável à formação da cidadania contemporânea .
Espera-se que o ensino de Física contribua para a formação de uma cultura científica efetiva, que permita ao indivíduo a interpretação dos fatos, fenômenos e processos naturais, situando e dimensionando a interação do ser humano com a natureza como parte da própria natureza em transformação. Para tanto, é essencial que o conhecimento físico seja explicitado como um processo histórico, objeto de contínua transformação e associado às outras formas de expressão e produção humanas.
Apresentar uma Física que explique a queda dos corpos, o movimento da lua ou das estrelas no céu, o arco-íris e também os raios laser, as imagens da televisão e as formas de comunicação. Uma Física que explique os gastos da "conta de luz" ou o consumo diário de combustível e também as questões referentes ao uso das diferentes fontes de energia em escala social, incluída a energia nuclear, com seus riscos e benefícios. Uma Física que discuta a origem do universo e sua evolução. Que trate do refrigerador ou dos motores a combustão, das células fotoelétricas, das radiações presentes no dia-a–dia , mas também dos princípios gerais que permitem generalizar todas essas compreensões.Uma Física cujo significado o aluno possa perceber no momento em que aprende, e não em um momento posterior ao aprendizado . Para isso, é imprescindível considerar o mundo vivencial dos alunos, sua realidade próxima ou distante, os objetos e fenômenos com que efetivamente lidam, ou os problemas e indagações que movem sua curiosidade. Esse deve ser o ponto de partida e, de certa forma, também o ponto de chegada . Essas duas dimensões , conceitual /universal e local /aplicada, de certa forma constituem-se em um ciclo dinâmico, na medida em que novos saberes levam a novas compreensões do mundo e à colocação de novos problemas.
Portanto, o conhecimento da Física deve ser entendido sobretudo como um instrumento para a compreensão do mundo .
Nenhum comentário:
Postar um comentário